poluição
Nos últimos tempos a preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida tem aumentado quando o homem passou a lançar um novo olhar sobre sua relação com o ambiente. Há uma responsabilidade direta do homem em relação às mudanças climáticas que vêm ocorrendo na Terra.
O planeta de hoje vem sofrendo muito com as alterações climáticas afetando assim nosso ar e consequentemente nossa saúde em geral. Pois o ar que respiramos hoje em dia é composto por uma mistura de gases. Ele é extremamente importante para nossa vida e a de outros seres vivos. Quando o ar fica poluído, aumenta a concentração de substancias química (poluentes) prejudiciais à nossa saúde e isso pode nos provocar alergias, intoxicações etc.
A maior parte da poluição do ar é provocada pelos motores dos veículos, indústria como as siderúrgicas, refinaria, fabricas de cimento e de papel, também por queimadas e incineração de lixo doméstico.
Os veículos tais como automóveis, ônibus, moto, caminhões etc. São considerados os principais agentes poluentes do ar, porque eles liberam um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem cheiro) extremamente tóxico conhecido como monóxido de carbono (CO). Esse gás tem a capacidade de se ligar à hemoglobina, formando um composto chamado de carboxiemoglobina, que impede o transporte de oxigênio pelas hemácias, dificultando a oxigenação dos tecidos, levando a perda de consciência até a morte.
Com todos esse problemas não paramos por ai, os automóveis também são responsáveis por liberarem partículas que ficam em suspenção do ar, produzidas principalmente pelo desgaste de pneus e freios.
Outro fator de extremamente importância em alguns automóveis são a queima de óleo diesel, e de carvão mineral por indústria isso fazem com que produzem dióxido de enxofre (SO²) e dióxido de nitrogênio (NO²), gases tóxicos que causam diversos distúrbios respiratórios nos seres humanos, como asma bronquite.
Esses dois gases reagem com o vapor da água