Hidrocarbonetos
Introdução
Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais.
São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor.
Hidrocarbonetos
Hidrocarbonetos são compostos que apresentam em sua composição átomos de Carbono e Hidrogênio. É o grupo de compostos orgânicos mais extensos e dividem-se em hidrocarbonetos alifáticos, que apresentam os átomos de carbono dispostos em cadeia, hidrocarbonetos alicíclicos, que apresentam estruturas em cadeias fechadas formando anéis, e hidrocarbonetos aromáticos, cuja estrutura, também cíclica, é derivada do benzeno.
Atendendo à grande diversidade de hidrocarbonetos e às ligações entre os átomos de carbono, estes se classificam em saturados e insaturados.
Um hidrocarboneto diz-se saturado se os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações covalentes simples e, consequentemente cada átomo de carbono faz as quatro ligações que lhe são permitidas.
Os hidrocarbonetos insaturados são aqueles cuja cadeia carbonada possui pelo menos uma ligação dupla ou tripla. Se a cadeia possui ligações duplas, estes são designados por alcenos e se possui ligações triplas por alcinos.
Classificação dos Hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos podem ser classificados em, Alcanos, Alcenos, Alcinos, Alcadienos, Ciclanos, Ciclenos e Aromáticos. Vejamos as características de cada um deles:
- Alcanos:
São hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, apresentam cadeia aberta com simples ligações apenas. São utilizados na preparação da gasolina; Os alcanos estão na natureza, de onde podemos