introdução a educação capítulo 1
1. Pense sobre os conceitos de educação, que foram expostos no texto, e desenvolva um conceito próprio.
R- Concordo com o dicionário Aurélio quando diz que a “educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral das crianças e do ser humano em geral”.
2. Caracterize as diferentes modalidades educativas (formal, não formal e informal).
R- Formal: possui uma forma, uma estrutura. Para que ela aconteça é necessário um local, um planejamento, objetivos, recursos, horários, é organizada e fornece diplomas reconhecidos. Ex: Faculdade.
Não Formal: manifestada por ações educativas, mas sem os padrões rigorosos da formal. Ela é apresentada em movimentos sociais, nos meios de comunicação. Não fornece diplomas. Ex. Escola Bíblica.
Informal: Ocorre por observação. É natural que aparece como produto de influência no meio em que a pessoa viva. Ex: convívio familiar.
3. Comente sobre a origem da educação integral.
R- Surgiu na Grécia antiga, com a Paidéia, que tratava em formar o homem em todas as áreas de sua vida, isto envolvia em educação até para o próprio corpo.
4. Sintetize o roteiro mínimo para pensar sobre educação.
R- O profissional em educação deve se preocupar que a pratica educativa situa-se no tempo em que é realizado, sendo a educação uma prática social histórica relacionado com os seus alunos.
Deve estar atento para conhecer as necessidades de seus alunos, preparar para olhar de verdade para os alunos.
Deve ter um bom estoque de provisões de significados, devem ter um conhecimento específico para um tempo, que anuncia crise de significados para a vida. Tem que ter um conhecimento virtuoso para oferecer.
5. O que você compreendeu sobre o “conhecimento virtuoso”?
R-Segundo o dicionário Aurélio virtude significa disposição, excelência, eficácia, propriedade. Em relação ao conhecimento é necessário que de fato tenha essas características para que se alcance o real motivo da educação, a