Introdução a administração
Á Administração
1. Para sobreviver às organizações necessitam de uma direção e é por meio do planejamento que os administradores decidem os caminhos que a empresa vai seguir rumo ao sucesso. O planejamento é a função mais importante da administração, pois é ela que da origem a todas as outras. Sem um bom planejamento e estratégia dificilmente um administrador poderá dirigir pessoas, organizar recursos e controlar os resultados.
2. As vantagens do planejamento para a administração são as seguintes: -Proporciona senso de direção -Focaliza esforços -Maximiza a eficiência -Reduz o impacto do meio ambiente -Define parâmetros de controle -Atua como fonte de motivação e comprometimento -Potencializa o autoconhecimento organizacional e Fornece consistência.
3. -O planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico. (O futuro previsível)
-O planejamento gera rigidez e inibe a flexibilidade organizacional.
-O planejamento formal inibe a criatividade, a inovação e a ousadia.
4. Os tipos de planos são: - O planejamento estratégico: relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a organização como um todo, enquanto o planejamento tático relaciona-se a objetivos de mais curto prazo e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente parte da corporação.
O planejamento estratégico, de forma isolada, é insuficiente, uma vez que o estabelecimento de objetivos a longo prazo, bem como seu alcance, resulta numa situação nebulosa, pois não existem ações mais imediatas que operacionalizem o planejamento estratégico.
Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser