Introdução a administração
Para o autor Maurício Fernandes Pereira, o conceito de organização é definido por um grupo de pessoas que trabalham juntas, com humildade e humanidade. Para essa organização, o autor defende também a ideia de que “hoje” tem de ser melhor do que “ontem” e pior do que “amanhã”. No livro, vemos através de uma linguagem clara e objetiva, diversas características de um bom planejamento estratégico de empresas, incluindo citações e contribuições de conhecimentos de pesquisadores e escritores do assunto, como por exemplo, Frederick Taylor, considerado o “Pai da Administração Científica”.
No livro vemos que, o conceito moderno de planejamento estratégico segundo o autor é dado por princípios ou valores que visam influenciar o ser humano em uma esfera além da simples complexidade de suas tarefas. Sugerindo etapas, dando exemplos, explicando expressões comuns no meio, a leitura é indicada para qualquer área, ou cargo de gestão. Encontramos “receitas” de como exercitar a criatividade, a originalidade e a motivação pessoal.
Planejamento Estratégico: teorias, modelos e processos aproxima o leitor das ideias apresentadas, com perguntas e pequenos exercícios ao longo da obra. Há uma interlocução com o leitor, facilitando assim a compreensão de cada tópico, onde há também um resumo no final.
Por ser um assunto complexo e fruto de longas pesquisas, a leitura requer muita atenção e cuidado com a compreensão nela obtida. O uso de diversos termos estrangeiros como Outsourcing e Turn Over, cobra do leitor um conhecimento prévio e uma familiaridade com a língua inglesa.
Ao longo dos capítulos vemos diversas histórias de empresas que, com um bom planejamento estratégico, conseguiram lidar brilhante e inesperadamente com situações onde havia grandes chances de quebra. Há também inúmeros exemplos de grandes empresas conhecidas que faliram por má administração.
O livro é sem dúvida um ótimo instrumento de