Pedologia - Ciclo nitrogenio
A POROSIDADE PRIMÁRIA é gerada juntamente com o sedimento ou rocha, sendo caracterizada nas rochas sedimentares pelos espaços entre clastos ou grãos (porosidade intergranular) ou planos de estratificação.
POROSIDADE SECUNDÁRIA se desenvolve após a formação das rochas ígneas, metamórficas ou sedimentares, por fraturamento ou falhamento durante sua deformação (porosidade de fraturas).
MACROporosidade: movimentação de água e ar; são resultado da disposição dos agregados, da ação da mesofauna e raízes e da expansão e contração da massa do solo.
-Eles estão relacionados às trocas gasosas de oxigênio e gás carbônico e ao fluxo de água por gravidade: infiltração, drenagem e transporte de solutos.
MICROPOROSIDADE : retenção de água;
Os microporos encontram-se intra-agregados e estão relacionados com a retenção de água devido à adesão molecular que prende gases, vapores ou matérias em solução na superfície de corpos sólidos;
-Por adsorção, eles prendem por afinidade molecular a água a maiores tensões e a torna menos disponível para as plantas;
-Os microporos estimulam o desenvolvimento de pêlos absorventes do sistema radicular, a colonização por fungos e bactérias além da difusão de nutrientes. Vale dizer que quanto maior a proporção de micro em relação aos macroporos de um solo, menor é a infiltração de água e pior o arejamento (troca gasosa).
Importância da Porosidade: A porosidade está diretamente relacionada à textura e estrutura dos solos (capacidade de drenagem interna e retenção de água de um perfil, condições de aeração, etc.).
Solos mais arenosos: menor capacidade de retenção de água;
Solos mais argilosos: maior microporosidade, ou seja, com maior capacidade de adsorção de grandes quantidades de água (água capilar);
Solos muito argilosos ou com argilas de alta