Introdução Tcc
Reger a escola do século 21 não é uma tarefa para qualquer maestro. Numa época em que se rediscutem espaço, tempo, modo, sujeito e conteúdo da aprendizagem, a figura do coordenador pedagógico se destaca como articuladora e representante dessa nova forma de pensar a educação. O coordenador é hoje - ou poderia ser - o elo a unir projeto pedagógico da escola, conteúdo programático e as pessoas envolvidas no projeto - professores, gestores, pais e alunos.
Em meio a essas demandas, o cenário educacional contemporâneo introduz ingredientes que criam paradoxos para o exercício da função. Ao mesmo tempo em que a cobrança social pela aprendizagem dos alunos, cada vez mais, recai de forma individualizada sobre o professor, ele é instado a trabalhar de forma interdisciplinar, em projetos conjuntos com as outras disciplinas e áreas de saber. Em meio a pressões de todos os lados - dos docentes, gestores, alunos e familiares - qual a importância das ações do coordenador pedagógico para o contexto escolar?
O coordenador pedagógico exerce um papel significativo no espaço de educação, atuando como articulador e contribuindo com o trabalho pedagógico dos professores. Desta forma, denota-se a importância de uma especificidade desta função para que este profissional tenha a clareza de suas atribuições que norteiam seu trabalho pedagógico. Aqui contemplamos alguns anseios, compromissos e organização dentro de uma instituição de educação que busca um trabalho conjunto com a equipe, assumindo uma postura democrática, crítica e centrada no processo ensino aprendizagem dos educandos.
Após leituras e reflexões sobre o coordenador pedagógico, não poderíamos deixar de mencionar sobre o desafio que é trabalhar em grupo, e para tal função é preciso que o coordenador assuma a liderança do papel que exerce, para que possa fundamentar sua postura de trabalho perante seus liderados, com objetivos claros que norteiam sua ação de forma transparente e com princípios e valores que