Introdução Tcc
Pretende-se com a pesquisa, levantar dados sobre a atuação do pedagogo buscando informações sobre a educação não formal dentro do fórum de Guarapuava-PR, identificando o processo utilizado por ele, e pelas equipes multidisciplinar com os assistidos do Patronato. Pois atualmente os campos de atuação do Pedagogo vem se expandindo para outros espaços sociais, entendendo que a educação acontece dentro e fora da escola.
Desta forma a educação não formal apresenta-se como um campo de conhecimento em construção, mostrando que a educação não é um processo exclusivo da escola, mas que pode acontecer em diferentes espaços e atendendo a diversas situações sociais que não se adaptam ao modelo escolar formal.
Assim uma das questões centrais da pesquisa é investigar as formas educativas existentes no universo destas ações buscando qualificar o caráter da educação gerada. Neste sentido o principal objetivo torna-se conhecer o trabalho desenvolvido pela Pedagoga no projeto “Programa das alternativas penais no município de Guarapuava/PR – Patronato”.
Este projeto atende indivíduos em cumprimento de penas, acompanhamentos pelo Patronato Municipal. Assim sendo, o contato com estas ações e o conhecimento das práticas pedagógicas nele estabelecidas, propiciarão compreender junto aos atendidos relevância destas iniciativas para sua ressocialização, ou seja, sua reintegração ao convívio social, e as mudanças comportamentais ocorridas nestes processo.
Desta forma o trabalho foi desenvolvido até o presente momento em dois capítulos, sendo o primeiro uma abordagem histórica da Educação enfatizando suas principais mudanças e conquistas. No segundo capítulo a trajetória construída pela educação Não Formal e sua importância para o cenário educativo, também o histórico do projeto Patronato. No terceiro capítulo será relatada a pesquisa de campo feita junto ao trabalho realizado no Fórum, através de questionários aplicados a equipe pedagógica que coordena o trabalho bem como