INTRODUÇÃO CARBOIDRATOS
Após realizar algumas pesquisas desenvolvemos este trabalho sobre os carboidratos. Também conhecidos como glicídios ou açucares, os carboidratos são formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, e estão presentes na maior parte do alimentos consumidos pelos seres humanos.
Assim, Abordaremos nesse trabalho as classificações dos carboidratos e alguns alimentos em que são encontrados . São elas:
Monossacarídeos: glicose e frutose presente nas frutas e no mel;
Dissacarídeos: sacarose, mais conhecida como açúcar comum;
Polissacarídeos: amido e celulose presente em cereais e plantas.
A importância e os malefícios causados á saúde das pessoas pelo exagero ou pela falta de consumo de carboidratos também serão abordados no trabalho.
Os carboidratos possuem associações com as funções do álcool, cetonas e aldeídos, constituindo moléculas mistas. No trabalho serão caracterizadas cada uma dessas funções, são elas:
Álcoois;
Fenóis;
Aldeídos;
Cetonas; e
Éteres.
CONCLUSÃO
Os carboidratos possuem grande importância para a saúde humana, e devem ser consumidos diariamente, porém não em excesso pois podem causar graves problemas de saúde como obesidade, geralmente associada à diabetes, por exemplo.
Por outro lado a falta dos carboidratos na dieta alimentar também resulta em problemas como a fraqueza e depressão. Assim é fundamental que cada pessoa saiba alimentar-se corretamente, para evitar problemas.
Diferentemente dos lipídios e das proteínas, a digestão dos carboidratos inicia na boca, e é por isso que seu consumo causa saciedade tão rapidamente, porém pessoas que possuem uma alimentação rica em carboidratos e muito pobre em proteínas e lipídios, tendem a sentir bastante fome, pois o carboidrato oferece uma saciedade quase que imediata porem as primeiras energias que o corpo gasta nas diversas atividades diárias, são oriundas dos carboidratos. Por tanto assim como ele mata a fome rapidamente ele também é gasto rapidamente, ao contrário das proteínas e