Adm Da Prod 2
A administração da Produção é o gerenciamento das operações o desempenho dos recursos produtivos (homens, máquina, materiais, tecnologia, sistema de qualquer unidade econômica).
Os métodos desenvolvidos procura a eficiência para isso é preciso melhoria de qualidade, aumento da produtividade, redução de custos, diminuição do prazo de entrega.
Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento da produção e da própria administração da produção no contexto brasileiro e a importância da indústria para o Maranhão.
2 A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO NO BRASIL
A década de 80, marcada pela crise cambial da economia brasileira e pela aceleração inflacionária, trouxe uma crise generalizada para a indústria, com profundas oscilações no produto industrial. O ano de 1981, por exemplo, apresentou queda no produto industrial em torno de 10%, sendo que apenas o setor de bens de consumo leve apresentou ligeiro crescimento de 1,1%. No ano de 1982, a indústria ficou estagnada e, em 1983, voltou a apresentar profunda queda. No período 1984/86, a indústria apresentou forte recuperação, com crescimento acumulado em torno de 30%. A partir de 1987 voltou a apresentar tendência à retração, voltando a recuperar-se somente a partir de 1993.
A indústria foi o setor que mais sofreu com o processo de ajustamento na década de 80. Este baixo crescimento industrial levou vários autores a chamarem a década de 80 de “A Década Perdida”. Algumas qualificações devem ser feitas a esse respeito. A indústria passou por um amplo processo de saneamento neste período. Este fato pode ser visto pelo aspecto financeiro, em que as indústrias deixaram de ser devedoras líquidas e passaram a apresentar posições credoras, ou seja, ficaram em geral com seus passivos saneados e numa posição líquida para retomar os investimentos. Observou-se amplo processo de racionalização de custos e busca de maior eficiência, em especial a partir do governo Collor e do processo de abertura comercial ao