Introdução Bíblica Cap I - Resumo
Curso Livre em Teologia – Semipresencial / 2014
Aluno: Mauricio Teodosio dos Santos
Resumo do livro Introdução Bíblica - Como a Bíblia chegou até nós.
Autores: Norman L. Geisler e William E. Nix
Capítulo I Ao falar sobre a Bíblia, estamos falando de um dos livros mais antigos do mundo, um bestseller mundial por excelência. Originou-se no mundo oriental antigo; moldou, porém, o mundo ocidental moderno. É o livro mais traduzido, mais citado, mais publicado e que mais influência tem exercido em toda a história da humanidade.
A palavra Bíblia (Livro) entrou para as línguas modernas por intermédio do francês, passando primeiro pelo latim bíblia, com origem no grego biblos. Era o nome que se dava à casca de um papiro do século xi a.C. Por volta do século II d.C, os cristãos usavam a palavra para designar seus escritos sagrados. A Bíblia divide-se em Antigo Testamento e o Novo Testamento. O primeiro escrito pela comunidade judaica, enquanto o Novo, foi composto pelos discípulos de Cristo ao longo do século I d.C. Entende-se por testamento, a "aliança", "pacto" ou "acordo" celebrado entre duas partes. No caso da Bíblia, temos o contrato antigo, celebrado entre Deus e seu povo, os judeus, e o pacto novo, celebrado entre Deus e os cristãos. A Bíblia divide-se em oito seções, quatro do Antigo testamento e quatro do Novo. A Saber: No Antigo, a lei, poesia, história e profetas, enquanto no Novo temos os evangelhos, historias, epístolas e profecia. Os capítulos da bíblia, foram feitos para facilitar a tarefa de citar as Escrituras. Isso a partir de 1227. Robert Stephanus, impressor parisiense, acrescentou a divisão em versículos em 1551 e em 1955.
A característica mais importante da Bíblia não é sua estrutura e sua forma, mas o fato de ter sido inspirada por Deus. A Bíblia foi literalmente "soprada por Deus". A Bíblia é que é inspirada, e não seus autores humanos. O produto e inspirado os produtores não. O processo total de