Defesa de Sócrates
TRABALHO DE FILOSOFIA
DEFESA DE SÓCRATES, DE PLATÃO
PROFESSORA: VALÉRIA LIMA BONTEMPO
ALUNA: LAURA FURTADO DE ALBERGARIA
TURMA 01 – SALA 30
TURNO: MANHÃ – PRAÇA DA LIBERDADE
QUESTIONÁRIO
1) Qual é a temática central da obra e como ela se estrutura?
A obra “A Defesa de Sócrates” aborda as acusações feita por Meleto, Ânito e Licão a Sócrates, alegando que ele estava corrompendo os jovens e que ele estava descrente dos deuses do povo, defendia novas divindades. Sócrates, o filósofo, no tribunal expõe suas ideias em oposição as acusações.
A temática do livro consiste as acusações contra Sócrates e as explicações por ele dadas para chegar a conclusão que não era o mais sábio. O livro expõe a Escola de Sócrates, as particularidades do discurso e da sua defesa, a análise da votação, a discussão das penas e a versão daqueles que o condenam e daqueles que o absolveram.
2) Quais as acusações feitas a Sócrates?
As acusações feitas a Sócrates foram que o filósofo estava corrompendo os jovens e que não acreditava nos deuses ateniense, e sim em deuses novos. Além disso, Sócrates foi acusado de questionar a moralidade ateniense.
3) Cite os argumentos centrais da defesa de Sócrates.
Sócrates defende acreditar em novos deuses, e não nos deuses gregos, como está explícito em “Nesse caso admito a existência de deuses, absurdamente não sou ateu, nem é esse meu crime, se bem que não sejam os deuses do povo, mas outros e por serem outros que me processas!”. O filósofo argumenta, também, que continuará agindo como filósofo por vontade e destinação divina, onde explícita na passagem “Atenienses, eu sou reconhecido e vos quero bem, mas obedecerei antes a Deus que a vós; enquanto tiver alento e puder fazê-lo, jamais deixei de filosofar, de vos dirigir exortações, de ministrar ensinamentos de toda espécie em toda ocasião àqueles