Introdução ao C C++
É UM CONJUNTO DE AÇÕES COM UMA FUNÇÃO DEFINIDA. O ALGORITMO PODE SER VISTO ENTÃO COMO UM BLOCO. DENTRO DE UM BLOCO SÃO DEFINIDOS OS LIMITES DE DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS. PARA SE DEFINIR UM BLOCO USA-SE INÍCIO E FIM.
ESTRUTURA DE CONTROLE
FORAM DADOS CONCEITOS DE ENTRADA, SAÍDA, BLOCO, VARIÁVEIS, ETC. PARA QUE ESTE CONJUNTO DE AÇÕES SE TORNE VARIÁVEL, DEVE EXISTIR UMA RELAÇÃO ENTRE O MODO PELO QUAL O FLUXO DE AÇÕES É ESCRITO.
ATRAVÉS DAS ESTRUTURAS BÁSICAS DE CONTROLE DE FLUXO DE EXECUÇÃO, PODE-SE CRIAR ALGORITMOS PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS DESEJADAS.
ESTRUTURA SEQUENCIAL
A ESTRUTURA SEQUENCIAL DE UM ALGORITMO CORRESPONDE AO FATO DE QUE O CONJUNTO DE AÇÕES, CONFORME FOI VISTO, É EXECUTADO EM UM FREQUENCIA LINEAR: DE CIMA PARA BAIXO E DA ESQUERDA PARA A DIREITA.
A PARTIR DESTE PONTO DA MATÉRIA ADOTA-SE UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, NO NOSSO CASO C E C++.
IMPORTANTE: A LÓGICA É A MESMA, O QUE MUDA É A SINTAXE (CONJUNTO DE PALAVRAS, COMANDOS, FORMA) ESPECÍFICA DE CADA LINGUAGEM.
PORQUE “C” “C++”?
A) PODER DA LINGUAGEM: POR SER DE MAIOR PROXIMIDADE A LINGUAGEM DE MÁQUINA, DENTRO DAS DISPONÍVEIS EXISTENTES, O “C” PERMITE OPERAÇÕES DAS (MAIS SIMPLES. EX: MOSTRAR NA TELA UM CONTEÚDO FORMATADO) (AS MAIS COMPLEXAS OU DE BAIXO NÍVEL EX: DESLOCAR BITS EM UM BYTE)
B) A LINGUAGEM “C” DEU ORIGEM A VÁRIAS LINGUAGENS, TAIS COMO: JAVA, PHP, PYTON, ETC.
C) CÓDIGOS EXECUTÁVEIS EM “C” SÃO MAIS ENXUTOS. APESAR DOS CÓDIGOS FONTE TEREM QUE SER COMPILADOS EM PLATAFORMAS DIFERENTES, GERALMENTE SÃO OS MENORES EXECUTAVEIS, EM RELAÇÃO A OUTRAS LINGUAGENS.
ESTRUTURAS SEQUENCIAIS EM C
A ESTRUTURA BÁSICA DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO “C” É DADA NA SEGUINTE SINTAXE.
#include
Void main ()
{
Bloco de comandos;
}
IMPORTANTE
A) BIBLIOTECA SÃO ARQUIVOS PADRÃO (OU NÃO, PODENDO SER UM CÓDIGO DO PRÓPRIO PROGRAMADOR) QUE CONTÉM VÁRIAS FUNÇÕES QUE SÃO INCORPORADOS AO PROGRAMA COMPILADO (.O). O OBJETIVO É FACILITAR A VIDA DO PROGRAMADOR, ESCONDENDO A