Introdução ao Estudo do Direito
O autor do livro Teoria do Ordenamento Jurídico destaca a importância de estudar o Ordenamento Jurídico como um todo, pois em seu primeiro livro, Teoria da Norma Jurídica, ele analisa apenas a norma isolada, e já na Teoria do Ordenamento Jurídico, ele analisa o conjunto de normas que constituem um Sistema Normativo.
Norberto Bobbio faz essa nova análise pelo fato de que uma norma não pode existir isolada dentro de um plano normativo, pelo fato de que uma única norma de conduta não pode constituir um ordenamento jurídico. Não teria sentido que o plano normativo fosse constituído de uma só norma, pois ela não iria regular todas as ações possíveis para regulamentar a vida do indivíduo em sociedade. Com isso podemos dizer que o Ordenamento Jurídico existe apenas por existir as normas isoladas, e que tais normas quando agrupadas formam o complexo jurídico. “(...) fica claro desde os títulos que o objeto principal da análise e o verdadeiro elemento primeiro da realidade jurídica é a norma considerada em si.” (BOBBIO, Norberto. Teoria do Ordenamento Jurídico, p.36).
Anteriormente o direito era estudado apenas através da norma jurídica, e que o ordenamento jurídico era apenas intitulado como um conjunto de normas, mas ele nunca havia sido estudado como um objeto