escola
“Na sua atividade diária, a maioria das pessoas não faz exercício que permita desenvolver adaptações positivas e significativas para a saúde. Através da prática desportiva, sob a orientação de um profissional da área de Educação Física e Desporto, poderá prescrever e orientar o seu treino de acordo com os seus objetivos, respeitando os seus limites e as suas características e conseguir as adaptações desejadas na sua saúde.
A frequência cardíaca é um bom auxiliar para a prescrição e controlo dos seus treinos. Com a sua utilização é possível determinar a zona de treino em que um atleta se encontra, ajudando-nos a regular a intensidade do esforço realizado e ainda a controlar o nível de recuperação durante os intervalos e após finalizar a sua atividade. Assim, como forma de controlo de treino, entender e saber utilizar a frequência cardíaca, pode assumir uma grande importância no processo de treino.
A frequência cardíaca é um indicador do trabalho cardíaco, geralmente expresso como o número de batimentos cardíacos por minuto (bpm). Pode-se vigiar os valores em repouso, recuperação ou após esforços máximos e pode ser usada para diferentes fins:
-A Frequência Cardíaca de Repouso é o número de batimentos cardíacos durante um minuto quando se está em repouso completo. A medição da frequência cardíaca de repouso, deverá ser realizada após acordar, usando o monitor cardíaco, ou contando as pulsações manualmente. Os valores de repouso dependem dos seus hábitos de vida e são afetados por diversos fatores, tais como: grau de treino, qualidade do sono, nível de stress mental e hábitos de alimentação.
- A Frequência Cardíaca Máxima corresponde ao número mais alto de batimentos capaz de ser atingido por uma pessoa durante um minuto. Pode ser utilizada como uma ferramenta útil para determinar a intensidade do treino, na medida que a partir dela se podem estabelecer diferentes zonas de intensidade de treino. Para se determinar a frequência cardíaca