Resumo do livro psicologia da gravidez
O livro fala um pouco sobre a historia dos partos que primeiramente foram realizados por parteiras, não havia muitos conhecimento na área fazendo assim com que fosse difícil a sobrevivência, depois chegaram os médicos, e com o passar dos anos passaram a existir cirurgias cesarianas..
Ele dividiu a gestação em três trimestres
No primeiro trimestre, ele fala da rejeição do vomito com a rejeição da gravidez, geralmente nesse primeiro período é o mais difícil quando a gravidez não é esperada, a mulher chega a ter uma breve depressão, pelo fato de não querer ou não aceitar a gravidez, é também o período que há um aumento de apetite, por achar que o feto pode esta sugando, ou pelo fato de achar que ele não esta sendo bem alimentado com a comida que a satisfaz passa a comer mais achando que isso vai mudar em alguma coisa. E também fala sobre os desejos (se quiser leia kk)
No segundo trimestre, o feto passa a adquirir características, fala dos chutes (não lembro oque), fala sobre a diminuição de atividades sexuais, por medo de machucar o bebe, fala também do ciúme do pai de achar que vai ser esquecido pela esposa, é nesse período que pode acontecer as relações extraconjugais, o homem também pode sentir inveja porque a mulher está carregando dentro de si outro ser.
Terceiro trimestre, é mais de ansiedade, temor, nesse período é o mais assustador para as gravidas, sonham com o parto costumam achar que os sonhos são verídicos, o medo de saber que não serão apenas um, serão pessoas distintas, entre outros medos.
Eles fala tipos de partos, vou colocar uns em tópicos se quiser saber mais bota do grogre
Parto preparado sem dor: o objetivo é que ela participa do parto com lucidez e compreensão, é onde há o mínimo de dor.
Parto sob anestesia pode vim a prejudicar o bebe, pois a anestesia, passa por suas veias sanguíneas, não existem muitos estudos sobre o caso. Conta que o uso de anestésicos não vem por