Introdução ao Estudo de Filosofia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE FILOSOFIA
FILOSOFIA DE VIDA – é uma concepção da vida e do mundo que irá interferir em nossas atitudes e modo de ser. Graças a ela conseguimos nos situar melhor no meio em que vivemos. A filosofia de cada um resume o significado mais amplo que atribuímos às experiências do dia-a-dia para dar-lhes sentido. A filosofia sistemática do filósofo constitui-se em sistemas organizados, eruditos que visam a dar significação muito mais ampla e geral do mundo, da vida e de seus principais problemas. A Filosofia nasceu da razão humana. O aparecimento da filosofia está intimamente ligado ao aparecimento do próprio pensamento racional humano. Ao homem no exercício de sua razão e diante de um meio desconhecido e assustador, procurou interpretá-lo e se tornar mais adaptado ao meio. Porém sua razão primitiva se contentava com qualquer tipo de explicação, surgindo os mitos. A contradição dos mitos gerou uma explicação filosófica mais lógica e rigorosa.
INÍCIO DO PENSAMENTO FILÓSOFICO
Dois motivos principais concorreram para levar o homem do pensar mítico ao racional:
- as contradições do pensamento mítico e,
- o fortalecimento natural da razão.
O contato dos povos entre si demonstrou a ingenuidade dos mitos. A partir daí os gregos tiveram que dizer racional e criticamente como era o universo. Na Índia, eram inúmeras as formulas de salvação, inúmeras e contraditórias. Isto gerou o momento filosófico.
Na velha China, os problemas sociais eram vultosos e isto exigia a aplicação do pensamento filosófico sobre eles. A filosofia, no seu início, quer na Índia, na Grécia ou na china, se manifestou sempre como uma teoria racional.
ATIVIDADE
1- Qual sua opinião a respeito da vida e do mundo?
2- A vida merece ser vivida ou simplesmente tolerada?
3- O mundo tende a melhorar ou a piorar?
4- Nossa sociedade é boa ou má?
5-Há um mundo de coisas reais e um mundo refletido em nossas consciências. A partir