Introdução ao estudo da administração e planejamento aplicados ao trabalho do assistente social.
Administrar É GERIR INTERESSES SEGUNDO A LEI, a MORAL E A Finalidade dos bens entregues à guarda e conservação alheias. Pode ser particular, caso os bens e interesses geridos sejam individuais, e públicas quando os bens são da coletividade. É uma ação que mobiliza equaciona e mantém sob um controle os recursos e meios necessários ao atendimento de determinados fins: o lucro no caso de uma empresa ou o “bem-estar” previsto em leis, costumes e projetos político-ideológico de uma coletividade.
A administração cientifica consiste em racionalizar a organização e execução do trabalho, administrar passa a significar racionalização do trabalho por meio do planejamento de todos os passos da organização e coordenação de todas as atividades de produção. (TAYLOR)
No inicio do sec. XX FAYOL DIZIA QUE ADMISTRAR É OLHAR pra frente, acreditava que o planejamento era uma das funções essenciais do administrador e exigia habilidades técnicas específicas.
A administração trabalha na estrutura, pensa no macro, nas divisões de tarefa e no resultado final, pensa na política de lidar com os funcionários e nas regras. Administração é um padrão
Gestão esta ligada as relações diretas, planejamento, e controle da organização
A sociedade capitalista atualiza o potencial universal planejador dos homens em acordo com os valores que orientam o seu processo de dominação social. Sobre esses conceitos erguem valores e conceitos e critérios referenciais para aquele julgamento de futuro que caracteriza o planejamento. Quando se administra algo se administra o trabalho, os insumos econômicos (recursos financeiros, equipamentos e imóveis), a oferta do produto/serviço. No mercado e a relação com o publico consumidor ou usuário dos serviços. São esses fatores em relação que constituem a argamassa da ação gerencial..
Da organização do processo de trabalho (conhecer a forma como o sistema produtivo