trabalho da lilian Planejamento
Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro. É o lado racional da ação, ele organiza ações para alcançar objetivos estabelecidos.
Sendo assim, o planejamento é de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho do profissional de Serviço Social, pois é fundamental que o mesmo materialize suas ideias através de ações planejadas e estruturadas com a finalidade de modificar uma dada realidade.
No serviço social, o planejamento passa de método de estudo para um procedimento indispensável para a profissão, tendo em vista que essa é uma profissão que precisa repensar constantemente suas praticas, visando atender as mais diversas realidades e expressões que fazem parte do cotidiano.
Contudo, o planejamento realiza-se a partir de um processo de aproximações sucessivas, que tem como centro de interesse a situação definida como objeto de intervenção. Essas aproximações representam as diversas fases do método e ocorrem, de modo geral, em todos os tipos e níveis de planejamento. Ainda que essas fases sejam genéricas, o seu conteúdo específico ira depender da estrutura e das circunstâncias particulares de cada situação.
2. Desenvolvimento
Outrora, em comparação com o que ocorre desde o homem primitivo até os dias atuais houve uma aceleração desenfreada no processo de desenvolvimento mundial. Essa mudança veio exigir cada vez mais a intensificação das relações humanas e a necessidade de se adquirir competências e habilidades que proporcionem ao ser humano o enfrentamento de situações que requerem planejamento. Existe hoje em todos os setores da sociedade, uma intensa pressão para mudança, isso porque encontrar-se passando por uma situação de instabilidade geral devido à rapidez em que as coisas acontecem.
A instabilidade passa a ser a marca de nossos dias, a incerteza e a insegurança preponderam no início dessa nova era. Em todas as partes, em todos os campos