Planejamento
O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e de recursos não-humanos. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações não-lucrativas (organizações públicas e filantrópicas, por exemplo).
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estrutura), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. Assim, a Administração é algo imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações.
A Administração pode ser compreendida dentro de diversas níveis da organização, em diversas especializações: seja a Administração da Produção, Administração Financeira, Administração de Recursos Humanos, Administração Mercadológica ou ainda a Administração Geral.
O planejamento surgiu para superar a forma de como a implementação era trabalhada no planejamento estratégico, onde o planejamento era visto apenas como um processo. No planejamento estratégico os profissionais não participavam no processo de planejamento como deveriam, o ato de planejar é de