Introdução ao ensino da metodologia da ciência
- Introdução ao ensino da metodologia da ciência-
EQUIPE:
Ana Lia Hermes
Débora Morais
Fernanda Gomes
Socorro Matos
Naiane Pinto
Wanda Silva
11 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a finalidade de expor os métodos científicos abordados no texto do autor (Pedro Demo), utilizaremos as principais idéias para melhor explicitar a particularidades das Ciências Humanas e Sociais, e da própria construção cientifica tendo específico ser original, a demarcação cientifica. 1 - INTRODUÇÃO AO ENSINO DA METODOLOGIA DA CIÊNCIA
1.1. Considerações introdutórias
“Não nos referimos aqui ás ciências ditas exatas e naturais. O que julga válido para estas também é válido, pelo menos em parte, para as outras, ditas ciências humanas e sociais. Todavia, constituem um espaço também próprio de construção científica”. (p.13)
“Muito do que se diz dos objetos naturais vale igualmente para os objetos humanos. No entanto, justifica-se uma metodologia relativamente específica para as ciências humanas, porque o fenômeno humano possui componentes irredutíveis às características da realidade exata e natural”. (p.13)
“As ciências humanas não são unitárias. O grupo interno mais delineado é o chamado ciências sociais, que têm como traço mais próprio a visão metodológica de que seu objeto é socialmente condicionado, ou seja, tornou-se incompreensível fora do contexto da inter – relação social. Algumas ciências dizem-se aplicadas, porque se voltam mais para a aplicação prática de teorias sociais, tais como: direitos, administração, contabilidade, serviço social etc. As ciências sociais mais clássicas, entretanto, são aquelas geralmente com maior densidade teórica: sociologia, economia, psicologia, educação, antropologia, etnologia e também histórica”. (p.13-14)
“Pertence ao quadro das ciências humanas