Introdução ao Direito
Professora: Maria Aparecida Bernardt Laux
Blumenau: 20 de agosto de 2013
Aluna: Susan Tatiana cavaco Scheidt.
Exercício de fixação da matéria: Natureza e Cultura
1. Defina o que é natureza.
Natureza é tudo que nos é dado, o que recebemos sem intervenção humana nenhuma. É o que está pronto e sem mudança, ganhamos pronto. Conceito do SER.
2. Defina o que é cultura.
Tudo que é construído. A partir do momento que há intervenção humana. O homem ao olhar e já julgar através do seu pensamento, já está construindo, e com isso fazendo surgir a cultura. Cada um com julgamentos e pré conceitos diferentes e estabelecidos definem a cultura como um conceito de DEVE SER, isto é, a criação através da intervenção do homem.
3. Quais são as características da cultura e quais são as características da natureza?
A natureza é imutável, não sofre variações, e é inalterável. É neutra, com isso não há concepção de valores. É regida pelo princípio da causalidade e universalidade. Igual em qualquer lugar do universo.
Já as características da cultura vêm com a ideia de FINS e VALORES. Movida pelos desejos e objetivos humanos, e pelas qualidades que atraem ao homem. A cultura, diferente da natureza, é mutável e ninguém é pronto e acabado nela, por isso não somos neutros, pelo contrário, por causa das mutações e variações humanas que são diferentes em todo o universo, somos ativos e participativos, autores das mudanças e das criações da cultura na sociedade.
4. A natureza e a cultura se excluem? Explique
A natureza e a cultura não se excluem. A natureza por si só até existe, porém a cultura existe e surge por causa da intervenção do homem na natureza. É através deste processo que a natureza vai sendo culturalizada pelas ações humanas.
5. Explique o que quis dizer Dilthey com a afirmativa: “A natureza se explica e a cultura se compreende”.
A natureza “É” , está pronta, então é regida por conceitos que se explicam, tudo que é