Curitiba
Região Metropolitana de Curitiba
Constituída por 29 municípios, a RMC é a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil, com 3.223.836 habitantes, e concentra 30.86% da população do Estado. Também é a segunda maior região metropolitana do país em extensão, com 16.581,21km².
Cercada por áreas de proteção da natureza, a região se destaca pelas belas paisagens, pelo cinturão verde e pela tradição deixada pelos imigrantes, fatores que têm sido atrativos para o desenvolvimento do turismo rural, ecológico e de esportes radicais.
Pela sua estratégica localização geográfica, a RMC tem posição de relevância no contexto estadual e nacional pois está próxima dos principais mercados produtores e consumidores brasileiros e dos países do Mercosul por isso tem atraído novas indústrias em vários municípios.
Em 2012, a taxa média de desemprego na RMC foi de 3,8% da População Economicamente Ativa (PEA) enquanto que, no Brasil, a média de desemprego foi de 5,5 %. Esta taxa foi calculada a partir da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e IBGE.
O potencial para empreendimentos, a boa infraestrutura, o constante desenvolvimento, a logística, a expansão industrial e o apoio do governo do Estado podem transformar a RMC na sede do maior polo industrial do Sul do Brasil.
Notícias_destaques
10/09/2013
Com mais oportunidades de trabalho em Adrianópolis, técnico volta para casa
O Paraná tem direcionado esforços para elevar o desenvolvimento e diminuir a pobreza no Norte da Região Metropolitana de Curitiba, onde se concentram os municípios do Vale do Ribeira. O Governo do Estado está em negociações com empresas do setor cimenteiro para atrair R$ 1 bilhão em investimentos à região e criar 10 mil empregos para os moradores de Bocaiuva do Sul, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná, Itaperuçu, Adrianópolis, Cerro Azul e Doutor Ulysses.
O resgate da industrialização tem