introducao de experimental
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA I CCET
Disciplina: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
Experimento 06: Determinação de ácido acético em amostra de vinagre por potenciomEtria
1- Introdução:
Um exemplo de aplicação do método potenciométrico de análise, pode ser a determinação de acidez de diferentes tipos de amostras, como por exemplo, soluções de ácido acético. O ácido acético (HAc) é um ácido orgânico fraco de Ka = 1,8 x 10-5, que em água se dissocia parcialmente gerando os íons acetato (Ac-) e o próton H+ (forma simplificada de H3O+), segundo a reação:
Este ácido é utilizado amplamente na indústria química na forma de ácido acético glacial (densidade 1,053 e 99,8% peso/peso; 3,5 a 8% peso/volume), como vinagre, ou na forma de soluções diluídas de diferentes concentrações. A legislação brasileira define o vinagre como o produto da fermentação acética do vinho e deve conter acidez volátil mínima de 40 g/L (4%), expressa em ácido acético e máxima de 8%. Os vinagres mais comuns, comercializados no Brasil são provenientes de sucos de frutas, como uva e maça, ou obtidos a partir do álcool. Sua composição é bastante complexa, contendo outros ácidos, éteres, ésteres, corantes naturais, sais minerais, etc., dependendo da matéria prima de partida.
Em uma titulação potenciométrica, as variações no potencial de uma célula galvânica são observadas em função da quantidade do titulante adicionado. Esta técnica oferece uma série de vantagens com relação a outros métodos de determinação do ponto de equivalência. Por exemplo, em sistemas que se apresentam intensamente coloridos, o método visual de determinação do ponto final impede a observação da transição de cor de um indicador. Além disso, é desnecessária a utilização de um branco como referência, caso da espectrofotometria UV-Vis (molecular). O equipamento necessário para conduzir uma titulação potenciométrica é relativamente simples, como mostra o esquema da Figura 1. Em titulações