introdução a química experimental
Farmácia I – Noturno
Professor: Emerson Bechler
Joyce Augusta Lopes
Marilia Fernandes Machado
Nair Assis de Paula Medeiros
Odila Fernanda Matoso Fleita
Paola de Sena Simim
AULA PRÁTICA N° 05
TRANSFERÊNCIA DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Contagem
2014
AULA PRÁTICA N° 05
Título: Transferência de sólidos e líquidos.
Objetivo: Trabalhar com técnicas de manuseio de reagentes sólidos e líquidos.
Introdução: Os dados obtidos no laboratório ajudam a resolver o problema que é investigado, sendo necessário manejar com cuidado os reagentes sólidos e líquidos. A interpretação dos dedos experimentais obtidos ao estudar um sistema químico é baseada na suposição de que os únicos componentes do sistema no estado inicial eram reagentes.
Contaminação dos reagentes
Pode ser evitada seguindo-se normas estabelecidas para o manejo de sólidos e líquidos. Geralmente os reagentes usados em laboratórios estão guardados em frascos grandes que podem ser considerados armazenadores. Um reagente cristalino ou em pó é retirado de um frasco por meio de um instrumento limpo e seco, que pode ser uma espátula ou um bastão de vidro. Um líquido é transferido para um béquer, previamente ambientado, e em seguida coletado. Isso reduzirá a possibilidade de contaminação do reagente por qualquer eventual impureza.
Antes de retirar um reagente de um frasco deve-se ler cuidadosamente a rotulação do mesmo para assegurar de que é o reagente necessário para a experiência.
Contaminação de sólidos
Para transferir uma pequena quantidade de reagentes sólidos de um frasco para outro recipiente, utiliza-se uma espátula. Para retirar uma grande quantidade de reagente sólido do frasco armazenador, inclina-se ligeiramente o frasco de maneira a permitir que o material caia por gravidade. Este procedimento permite controlar a velocidade com que o sólido sai do