INTRODUC O TCC
Em um mercado extremamente competitivo e com o aumento da complexidade dos projetos na área da construção civil, se exige cada vez agilidade no cumprimento das metas.Desta forma, os prazos se tornam cada vez mais curtos e gerenciar estrategicamente se torna um diferencial na entrega de um empreendimento.
A indústria da construção civil brasileira apresenta baixa produtividade se comparada às indústrias de outros setores. Diversos fatores são responsáveis por esse problema, entre os quais podemos destacar o uso de métodos ultrapassados, a baixa qualificação profissional e a falta de definição e padronização dos processos utilizados.
Neste contexto, aumentaram as demandas voltadas ao gerenciamento de projetos dentro das corporações no desenvolvimento da construção, visando obter ganhos de qualidade e produtividade. O gerenciamento de projetos envolve o planejamento, programação, acompanhamento e controle. Através dele procura-se atuar de forma a atingir os objetivos propostos obedecendo a um planejamento preliminar de prazos e custos.
E como o principal objetivo de um projeto é concluir o cumprimento das etapas dentro do prazo estimado, sem ultrapassar o orçamento e garantir a satisfação do cliente, o planejamento e acompanhamento físico e financeiro são instrumentos de suma importância. Estes mostram periodicamente uma visão projetada de prazo e o desempenho de custos em relação ao esperado. Além disso, servem de base para tomadas de decisões na busca da eficiência e de um menor custo de produção e, consequentemente, um maior lucro.
Apesar disso, o que se observa em muitos casos é a utilização, por parte das empresas construtoras, de um único plano de longo prazo, confeccionado no inicio do empreendimento, buscando prever todas as atividades de produção existentes, estendendo-se do inicio ao fim do empreendimento, sem um acompanhamento e reprogramação do cronograma quando necessário.
Diante do exposto, o problema se resume à questão: Quais