Ngelo RAMOS DA SILVA FILHO
1. Â NGELO RAMOS DA SILVA FILHO
TCC DE BIOLOGIA
PRATICAS NA DOCÊ NCIA
2. INTRODUÇ Ã O
O professor pesquisador e o professor reflexivo, no fundo, correspondem a correntes diferentes para dizer a mesma coisa. São nomes distintos, maneiras diferentes dos teóricos da literatura pedagógica abordarem a mesma realidade. A realidade é que o professor pesquisador é aquele que pesquisa ou que reflete sobre a sua prática. Portanto, estamos dentro do paradigma do professor reflexivo. Tanto o professor pesquisador como o reflexivo, fazem parte de um mesmo movimento de preocupação com um professor que é um indagador, que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto de reflexão, como objeto de análise. A experiência por si só não é transformadora. John Dewey, pedagogo americano diz: "quando se afirma que o professor tem 10 anos de experiência, dá para dizer que ele tem 10 anos de experiência ou que ele tem um ano de experiência repetido 10 vezes". Experiência por si só, pode ser uma mera repetição, rotina, não é ela que é formadora. O que é válido é a reflexão sobre essa experiência, ou a pesquisa sobre essa experiência.
Vive-se em um cenário em que a educação para o trabalho do professor tornouse muito mais do que ensinar bem, é
necessário garantir e questionar
constantemente os processos nos quais os professores estão trabalhando. Esse questionamento permanente objetiva compreender mais e melhor a ação docente e suas múltiplas faces, convidando-nos à reflexão.
Destaca-se então, a importância da construção de uma prática reflexiva que possibilite a reformulação de conceitos, a contestação de conhecimentos e que favoreça a participação crítica do educador, bem como uma posição ativa do educando, desmistificando a concepção de que o professor é um mero transmissor, renovando sua identidade enquanto profissional. Estas mudanças, de fato só serão possíveis, se houver explícito neste ato a reflexão crítica da própria prática.
5
2. PRÁ TICA