Introdu o
Os produtos florestais lenhosos (PFL), representam para uma sociedade elementos de capital importância e, uma grande fonte de desenvolvimento sustentável do nosso país. Quando bem geridos podem contribuir para o crescimento e o melhoramento da renda de muitas famílias que vivem no meio rural e não só.
Os produtos florestais lenhosos são muito importantes porque tem uma contribuição significativa, diversificada e de grande valor para a segurança alimentar. Entretanto, apesar da importância destes recursos, os mesmos não são devidamente valorizado e a sua exploração é feita tão só pelo sector informal. Como consequência, os resultados da sua utilização não são reflectidos na contribuição do sector ao PIB. (Baptista, 2012).
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina. Caracteriza-se por absorver facilmente água (higroscópio) e por apresentar propriedades físicas diferentes consoante a orientação espacial (ortotropia). As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos directos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos domésticos numa parte importante do mundo (A madeira é um material produzido, online 2015)
O carvão é uma das principais fontes de energia