Introdu O
A partir da intercessão de ciências como biologia, química, física, tecnologia da informação, nanotecnologia, biotecnologia e genética, abre-se a possibilidade de não só destrinchar a herança genética de um indivíduo, como também de usá-la a favor da saúde humana.
Aliada à esperança de cura de doenças e disfunções até então causadoras de grandes males à humanidade, o avanço científico que traz a possibilidade de inovações tecnológicas na área da saúde traz também preocupações sobre a sua utilização no ser humano.
A aplicação das novas tecnologias não pode representar prejuízos físicos nem sociais para o homem. É dever da sociedade, das instituições de pesquisa e dos órgãos governamentais e não governamentais analisarem as conseqüências e os limites do uso das novas tecnologias, já que a história comprova que os avanços científicos sempre estão à frente do estudo e da análise dos seus riscos para saúde humana.
O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama sobre as pesquisas na área da genética humana, em particular às relacionadas a células-tronco, terapia gênica, farmacogenética, Bioetica, biotecnologia, clonagem, fatores mutagênicos, fertilização in vitro, hemodiálise, inseminação artificial, mapeamento genético, novas perspectivas no tratamento do câncer, projeto genoma humano, terapia genética, transgênicos e biossegurança.
Reunimos textos que traduzem o conhecimento adquirido por pesquisadores que se dedicam à área das novas tecnologias da genética humana.