INTRODU O
INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO KATANGONJI
DEPARTAMENTO DE PETRÓLEO
GEOLOGIA DE PETRÓLEO
Nome: Victor Muginga
3º Ano
Sala-26
Turma : 3.1
Curso: Engenharia de Petróleo
INTRODUÇÃO
O conceito de sistema petrolífero agrupa os diversos elementos que controlam a existência de jazidas de petróleo numa bacia sedimentar. Tal conceito, visualizado numa escala global, parece justificar de maneira adequada as diversas províncias petrolíferas conhecidas. A evolução tectono-sedimentar meso-cenozóica da margem continental brasileira propiciou o desenvolvimento desses elementos-chave, cuja presença é requisito fundamental a que uma determinada região seja atrativa para a prospecção petrolífera.
Sistema petrolífero
É um modelo que engloba todos os elementos e processos geológicos necessários à existência de acumulações de óleo e gás. Trata-se de um conceito unificador de todos os elementos e processos da geologia do petróleo, utilizado na exploração, avaliação de reservas e pesquisa das jazidas petrolíferas.
Para que estas acumulações ocorram, necessita-se de rochas geradoras maduras, rocha reservatório, rocha selante e a sobrecarga. Além da presença destas rochas, dois processos geológicos são fundamentais: a formação de trapas e a geração, migração e acumulação de hidrocarbonetos. Todas estas condições devem ocorrer de forma sincronizada em relação ao tempo geológico.
A existência de petróleo em qualquer quantidade é a prova da existência de um sistema petrolífero, ou seja, uma amostra de óleo ou gás em sondas exploratórias, exundações naturais, infiltrações ou acúmulos de óleo e gás indicam a presença do sistema.
Definição de Petróleo
Petróleo: (do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).
Origem do