INTRODU O
O presente trabalho é sobre forjamento, onde será abordado um breve histórico sobre o mesmo, definições e características, tipos de forjamento e ferramentas.
O objetivo deste trabalho é complementar o ensino da disciplina de engenharia de fabricação 2, aprendendo mais um processo de conformação mecânica “forjamento”.
Forjamento é um processo de conformação mecânica, que resulta em uma mudança permanente nas dimensões finais e nas características metalúrgicas de uma peça, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho (Metal Mundi, 2010).
Atualmente existe um variado maquinário capaz de produzir peças das mais variadas formas e tamanhos, desde alfinetes, pregos, parafusos e porcas até rotores de turbinas e asas de avião (Engemec, 2010).
A maioria das operações de forjamento é executada a quente; contudo, uma grande variedade de peças pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhões, são produzidas por forjamento a frio (Engemec, 2010).
DESENVOLVIMENTO
DEFINIÇÃO E HISTORIA
O forjamento é o processo conformação mecânica pelo qual o metal é aquecido e moldado por deformação plástica com a adequada aplicação da força de compressão. O método de forjamento antecede o processo de soldagem. Forjar um determinado tipo de material refina a estrutura de grãos e melhora as propriedades físicas do metal. Materiais com sinais de forjamento são mais consistentes, não apresentam porosidade, rachaduras e outros defeitos. Também as operações de revestimento, como metalização ou pintura são simples devido a uma boa superfície, que precisa de muito pouca preparação. Metais forjados possuem rendimento de alta resistência ao peso e a pressão. (Manutencaoesuprimentos, 2010)
O forjamento, geralmente realizado a quente, é responsável pela produção de grande parte dos elementos e componentes mecânicos. A combinação de formas adequadas com excelentes propriedades obtidas com este processo tem garantido sua