INTRODU O
Festas das mães e dos pais se tornaram um problema nas escolas. Embora as intenções sejam boas, de criar momentos de confraternização entre as famílias, a diversidade da familiar moderna precisa ser respeitada, pois a constituição das famílias atualmente não se dá somente por pai e mãe. Há uma variedade familiar atualmente, como pais separados, casais gays que já possuem filhos entre outros, crianças que são criadas por seus avôs entre outros, e essas crianças devem ser respeitadas pelo seu meio familiar, não podem ficar expostas aos modelos impostos pela sociedade.
O presente trabalho constituiu-se de conhecimento e prática sobre a diversidade cultural e foi focado nas disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade, tendo como base para seu desenvolvimento a análise da legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das escolas. Sendo assim, foram realizados levantamentos dos principais aspectos abordados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Teve como objetivo, demonstrar como podemos levar a Diversidade cultural para dentro das escolas, dando importância às diferenças de cada um, respeitando suas crenças e tratando cada sujeito como um ser diferente,