Introdu O
CURSO DE GESTAO EM RECURSOS HUMANOS
Prof. EDERSON
LEUGÊNIO OLIVEIRA AMÂNCIO JÚNIOR
A liderança Motivacional como fator da lucratividade na empresa
INTRUDUÇÃO Atualmente a estratégia da motivação no setor de recursos humanos constitui-se no conjunto de ferramentas capazes de orientar a evolução das organizações e seus colaboradores. Todo ambiente de trabalho deve desenvolver uma estratégia para motivar seus funcionários no sentido de conquistar melhores resultados na qualidade do trabalho e o bem-estar das equipes.
O bom relacionamento interpessoal é um dos fatores que influenciam no satisfatório desempenho das produções diárias de um grupo. Uma equipe que trabalha unida em prol do mesmo objetivo alcança com qualidade e eficiência o que é proposto pelo seu líder.
As relações humanas estão em evidência no atual modelo de gestão eficiente. Na antiguidade, as prioridades das empresas estavam voltadas para a estrutura, focada nos ganhos financeiros, com uma visão mecanicista de forma rígida, em que os colaboradores eram vistos como máquinas. Eles não recebiam nenhum incentivo, ou seja, não tinham motivação alguma para produzirem ou se dedicarem mais ao trabalho. Atualmente as organizações são vistas como organismos vivos, sendo importante que o gestor saiba gerir de forma natural e espontânea, onde seja visto como referencia pela sua equipe, valorizando em primeiro plano as relações sociais, éticas e morais que devem nortear o ambiente profissional, havendo cumplicidade entre líderes e liderados.
É importante ainda ressaltar que as pesquisas relacionadas à motivação abrangem o interesse tanto do empregador como do empregado, numa perspectiva onde ambas as partes possuem demandas a serem cumpridas, que vão desde as regras de comportamento dos membros da equipe quanto às condições de recursos materiais necessários para o bom desempenho de cada sujeito.
A motivação tem sido um dos temas de grande discussão