Introdu o
A Ditadura Militar foi o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. Neste trabalho propõe-se falar do contexto histórico da Ditadura na década de 60 e fazer um paralelo com os dias atuais.
Golpe Militar (1964)
Os militares brasileiros, apoiados pelos Estados Unidos, realizaram o golpe de 64, que viam na figura de João Goulart alguém perigoso, pois este simpatizava com o regime instaurado em Cuba, o Comunismo, instaurando assim a ditadura militar no Brasil.
O golpe militar impediu a manifestação mais legítima de cidadania, ao proibir o voto direto para presidente da República e representantes de outros cargos majoritários, como governador, prefeito e senador. Apenas deputados federais, estaduais e vereadores eram escolhidos pelas urnas.
Cabe falar que este Golpe foi amplamente apoiado por grandes veículos de imprensa como o “O Globo”, “Jornal do Brasil” e o “Diário de Noticias”. Tais empresas tiveram uma grande importância na condução do Golpe, onde tentavam convencer, em suas reportagens, que Jango levaria o Brasil a um tipo de governo semelhante adotado na China e em Cuba.
Governo Castello Branco (1964-1967)
O general Humberto Castelo Branco foi o primeiro presidente do regime militar de 1964. Durante seu governo começou a enxurrada de decretos, leis, Atos Institucionais e Emendas Constitucionais.
Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.
Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a