Introdu o
Pode não ser muito fácil para o leigo aceitar que o ser vivo é uma máquina viva, constituída constituída por moléculas, e que constantemente transforma moléculas. Basta lembrar, porém, que os avanços da biologia e da medicina nos últimos anos baseiam-se, em grande parte, no conhecimento das substâncias químicas que compõem o corpo e de como interagem. Uma boa alimentação por exemplo, fundamenta-se primeiro no conhecimento das necessidades químicas do organismo; em seguida, nos tipos de substâncias que formam os alimentos
2. Composição Química das Células
Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.
Na composição química das células dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicas e assubstâncias orgânicas.
São classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. As substâncias orgânicas são formadas por cadeias carbônicas com diferentes funções orgânicas.
Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior freqüência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio (O), o nitrogênio (N) e o hidrogênio (H). Além desses quatro elementos, outros são biologicamente importantes como o sódio (Na), potássio (K), cálcio (Ca), pósforo (P), enxofre (S), entre outros.
Apesar de existirem inúmeras maneiras desses elementos combinarem-se para a formação das substâncias inorgânicas e orgânicas, alguns tipos de substâncias existem em maior quantidade nos seres vivos.
3. As Substâncias Inorgânicas
Água
A vida na Terra começou na água e, ainda hoje, a ela se associa. Só há vida onde há água. As propriedades da água que a tornam fundamental para os seres vivos se relacionam com sua estrutura molecular que é constituída por dois átomos de