INTRODU O E CONCLUS O SILVIA
INTRODUÇÃO
Ao longo dos últimos anos tem-se notado um grande crescimento de problemas envolvendo o meio ambiente, e essas questões estão tomando imensas proporções, unindo-se com grande preocupação sobre a nossa vida atual e o futuro de nosso planeta. Nesse contexto, a Educação Ambiental assume uma importante função, a de conscientizar as pessoas sobre esse grave problema, provocando nelas mudanças nos hábitos e atitudes no que se refere ao modo de se relacionar com o meio ambiente e a natureza em geral.
Tendo uma base dinâmica e contínua, a Educação Ambiental permite uma analise e compreensão das relações entre a sociedade e a natureza, e, por isso, é indispensável sua introdução em todas as modalidades de ensino, a começar pela Educação Infantil, que é a primeira etapa da educação básica onde se estruturará todas as bases do ensino e do conhecimento formal da criança.
De acordo com Muller (2005), a construção das estruturas básicas do pensamento humano acontece justamente durante os primeiros anos de vida de cada individuo. É também nesse período que se iniciam os processos de interação com o ambiente e com a sociedade. Assim sendo, o quanto antes as crianças vivenciarem situações e experiências que as coloquem em contato e as integre a natureza, maiores as chances de essas crianças compreenderem as relações de integridade entre elas e o meio ambiente, e a suas habilidades de transformações neste mundo em que estão inseridas.
Com base neste contexto, a importância que a Educação Infantil adquire, por ser onde as crianças tem a oportunidade de vivenciar experiências concretas e desenvolver suas habilidades, aprendendo a convivência em grupo e a valorizar e respeitar a natureza, o meio ambiente e, principalmente, compreender as relações de dependência que temos com o planeta, entre outros. E todas essas relações e aprendizados só é possível perante uma proposta