Introdu 1
Facilidades do mundo moderno, stress, alimentação inadequada, falta de tempo e disposição. Todos esses fatores aliados a muitos outros induzem a um elevado grau de sedentarismo e ao desinteresse pela prática de exercícios físicos, o que compromete nossa saúde e bem-estar. Manter o organismo saudável hoje, prepará-lo para enfrentar a terceira idade com qualidade de vida e prevenir doenças está sempre entre os anseios de todos. É nessa hora que entra em cena a atividade física.
Os benefícios da atividades física
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Poucos sabem - até mesmo os médicos -, mas para qualquer que seja a doença existe um exercício que ajuda em seu tratamento e prevenção. É exatamente desse assunto que trata o livro "O Exercício como Terapia na Prática Médica", lançado recentemente. Segundo o especialista em medicina esportiva e um dos organizadores do livro, Mauro Vaisberg, adotar uma alimentação balanceada ou evitar hábitos nocivos não são medidas suficientes para prevenir certas doenças, sendo necessário incluir na rotina, a prática de exercícios. "Mas assim como para cada doença, para cada pessoa existe uma indicação diversificada de atividade física", ressalta.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.
Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de