3 Inflamacao MV
Prof: Murilo Rodrigues
Introdução
Inflamação ou flogose (derivado de
"flogístico" que, em grego, significa
"queimar") está sempre presente nos locais que sofreram alguma forma de agressão e que, portanto, perderam sua homeostase e morfostase.
MOMENTOS DA INFLAMAÇÃO
1) Fase irritativa: modificações morfológicas e funcionais; liberação de mediadores químicos .
2) Fase vascular: alterações hemodinâmicas circulação e de permeabilidade vascular.
da
3)
Fase exsudativa: característica do processo inflamatório, esse fenômeno compõe-se de exsudato celular e plasmático oriundo do aumento da permeabilidade vascular.
4)Fase degenerativa-necrótica: composta por células com alterações degenerativas reversíveis ou não (neste caso, originando um material necrótico).
SINAIS CARDINAIS
O tumor é causado principalmente pela fase exsudativa e produtiva-reparativa, representadas pelo aumento de líquido de células.
O calor é oriundo da fase vascular, em que se tem hiperemia arterial e, conseqüentemente, aumento da temperatura local.
O rubor ou vermelhidão também é decorrente desse mesmo fenômeno. A dor é originada de mecanismos mais complexos que incluem compressão das fibras nervosas locais devido ao acúmulo de líquidos e de células, agressão direta às fibras nervosas e ação farmacológicas sobre as terminações nervosas; portanto, engloba pelo menos três fases da inflamação (irritativa, vascular e exsudativa).
A perda de função é decorrente do tumor (principalmente em articulações, impedindo a movimentação) e da própria dor, dificultando as atividades locais.
FENÔMENOS IRRITATIVOS
Esta
fase tem, como característica fundamental, a mediação química, ou seja, fenômeno em que ocorre a produção e/ou liberação de substâncias químicas diante da ação do agente inflamatório.
Essas substâncias atuam principalmente na microcirculação do local inflamado, provocando, dentre outras modificações, o aumento da permeabilidade vascular.
Mediadores Quimicos
Mediadores de