Resenhas Imprimir
O desejo de consumir é um fator universal. Existes diversos fatores que despertam esse desejo, como por exemplo, fatores culturais. Sendo assim, cada país com sua cultura e valores vai despertar um desejo no seu cidadão. Cada pessoa cresce sendo exposta a uma realidade diferente, e isso influencia diretamente ao seu desejo de consumo.
Outro fato que afeta a decisão de compra são os fatores sociais – ou seja, grupos de referências, a família daquele indivíduo, sua classe social, e o papel que ele exerce sobre a sociedade. As pessoas também consomem por status frequentemente, por serem influenciada por seu meio social.
Fatores pessoais despertam o desejo de consumir e fazem deles variáveis ao longo da vida do indivíduo. O consumo varia de acordo com a idade, sexo e fases da vida – como por exemplo, quando uma pessoa casa ou se torna pai/mãe – a prioridade muda, e consequentemente, sua decisão de compra também. Além disso, essa decisão pode ser influenciada pela identificação com os valores e personalidade da marca.
Fatores psicológicos também são fundamentais para que esse estímulo aconteça, é preciso despertar a motivação – que é o primeiro passo, pois o consumidor identifica uma necessidade; Percepção – pois uma pessoa motivada está pronta para agir; Aprendizagem – pois após agir, a pessoa aprende, e esse aprendizado afeta o comportamento através da experiência e; Memória – independente de ser a curto ou longo prazo, a memória é tudo aquilo que aquele consumidor viveu, e que vai influenciar sua decisão de compra.
O comprador é estimulado por fatores psicológicos e característicos dele, e por esse motivo, a marca precisa ser assertiva ao se comunicar com esse indivíduo, para penetrar o subconsciente e despertar esse desejo de consumir determinado produto ou serviço.