Resenha Cr Tica Direito Das Minorias IMPRIMIR
O tema abordado no texto “Cota racial” de Ives Gandra da Silva Martins, está intimamente relacionado com o nosso cotidiano e realidade histórica que carregamos até hoje. Ao falarmos de cota racial no Brasil estaremos nos referindo automaticamente a uma realidade que nossa sociedade se depara a muito tempo, através de pesquisas e estudos chegamos a diversas análises do referido assunto.
Neste trabalho será apresentado o assunto Cotas raciais no Brasil, onde será discutido com maior riqueza de detalhes subtemas como o contexto histórico passado pelos minorias de atualmente, igualdade racial, promoção do bem de todos, discriminação, preconceitos, a importância da nossa Contituição Federal de 1988 para defesa dos direitos e deveres de todos cidadãos, o papel do Estado diante desses males sociais.
Diante disso foram feitas pesquisas bibliográficas para o aprimoramento de nosso conhecimento sobre esse assunto de grande relevância para um operador do direito e qualquer cidadão que possui interesses sociais, que não enxerga apenas para sociedade de maneira individualista.
2. ARGUMENTAÇÃO CRÍTICA
Ao se analisar o texto de Ives Gandra da Silva Martins, titulado “Cota racial é forma de discriminação imposta pela lei e autoridade”, nos deparamos com uma crítica quanto à prática da Lei Majorada ao que concerne à igualdade e promoção do bem de todos, sem preconceito de raça, sexo, cor, etc, não admitindo qualquer forma de discriminação, como consta no art. 3º da Constituição Federal: “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV — promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".
Diante dessa abordagem feita no texto, podemos observar que nosso país busca através de políticas de cotas, amenizar as desigualdade sociais, econômicas e educacionais entre raças. Advinda de um doloroso processo histórico de humilhação e sofrimento vivenciada pela minoria no Brasil.