intra empreendedorismo e Endomarketing
curso superior de tecnologia em gestão de recursos humanos
ana paula fassina monteiro
o empreendedorismo nas empresas
Rio do Sul
2009
Ana paula fassina monteiro
o empreendedorismo nas empresas
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Intraempreendedorismo e Endomarketing.
Orientador: Prof. Henry Nonaka
Rio do Sul
2009
O empreendedorismo nas empresas
Toda atividade empreendedora surgiu algum dia de uma necessidade, e é praticada, mesmo que inconscientemente, pelo ser humano há muito tempo. desde crianças traçamos planos pra obter o que desejamos, com um passo de cada vez. Trazendo isso para a realidade das empresas, temos que o intraempreendedor é quem traz para o ambiente organizacional aquilo que é tido como uma nova necessidade do público, em resposta a algo já antiquado ou oferecido pela concorrência.
Segundo MOREIRA (2004), a principal diferença entre o empreendedor externo e o interno (o intraempreendedor), é que o primeiro arrisca seu empreendimento e seu capital, e o segundo arrisca sua carreira e seu emprego. A empresa, por sua vez, tem como dever propiciar e incentivar um clima organizacional, onde tais ações possam ser implementadas (FURBINO, 2009). De fato, é o que elas estão fazendo, visando ampliar sua capacidade empreendedora de modo geral.
Pode-se afirmar ainda que o empreendedor não precisa ser necessariamente um empresário, ou vice-versa. Muitos empresários acomodam-se na crença de que alcançaram seu objetivo de lucro e sucesso, o que é um pensamento perigoso para as empresas de hoje. Se eles não se preocuparem em continuar expandindo seu negócio, alguém o fará por eles, tomando o seu lugar no mercado.
Lezana, Pedro, Ventura e Santos (2006) afirmam que não existe uma “personalidade empreendedora” ou intraempreendedora. O que