EMPREENDEDORISMO
1565 palavras
7 páginas
sumário1. INTRODUÇÃO 04
2. INTRAEMPREENDEDORISMO E ENDOMARKETING 05 2.1 Conceito de intraempreendedorismo 05 2.2 Conceito de endomarketing 06 2.3 Relação entre intraempreendedorismo e endomarketing 07
3. CONCLUSÃO 09
4. BIBLIOGRAFIA 10
1. INTRODUÇÃO
Com a globalização dos negócios, desenvolvimento tecnológico, grande impacto das mudanças e o movimento intenso pela produtividade e qualidade nas empresas, surge uma grande necessidade: a de colocar em prática um comportamento empreendedor nas empresas.
Segundo Santos, Lenzi e Rodrigues, no artigo “O intrapreendedorismo e sua relação com a inovação em empresas consolidadas”: “A inovação é uma característica fundamental de um (novo) empreendimento.” O termo intrapreendedorismo, também segundo o mesmo artigo, significa o empreendedorismo dentro da organização, desenvolvendo iniciativas inovadoras.
Também tratando- se de inovações no mercado, temos o surgimento do endomarketing, podendo ser definido segundo Washington Sorio, como: “ uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações”.
A opinião do público interno tem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. De forma que, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing como uma estratégia de Recursos Humanos.
2. INTRAEMPREENDEDORISMO E ENDOMARKETING
2.1 Conceito de Intrapreendedorismo
Para Santos, Lenzi e Rodrigues:
“O termo Intrapreneurismo foi introduzido por Pinchot (1985), mas essa linha de pensamento foi também abordada por Kanter (1982) e Birkinshaw (1997). Para Pinchot (1987), a figura do intrapreneuer surge como reação norte-americana para incrementar a capacidade