Intolerancia a lactose
A intolerância à lactose é uma doença caracterizada pela dificuldade em digerir a lactose, açúcar presente no leite e em seus derivados. Algumas pessoas, por motivos desconhecidos, apresentam deficiência de lactase, enzima necessária para a digestão da lactose, o que leva a desenvolver a intolerância aos laticínios.
Por dentro do mistério
O organismo humano é uma verdadeira máquina, que precisa de mais de 40 nutrientes para funcionar plenamente como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, açúcar e até gorduras. Todos esses elementos são obtidos por meio da alimentação.
Quando falamos em açúcar, suas fontes são as mais diversas como frutas, vegetais, pães, arroz, massas, leite e seus derivados, açúcar branco, mascavo, mel, etc. O açúcar presente no leite e em seus derivados chama-se lactose.
Para o bom funcionamento do metabolismo, que ocorre por meio de milhares de reações químicas, são necessárias diversas enzimas, proteínas especiais produzidas pelo organismo. Quando não há produção de uma determinada enzima ou ela é produzida em quantidade insuficiente, o metabolismo fica prejudicado e pode acarretar problemas médicos como a intolerância à lactose.
Lactose X Lactase e o processo digestivo
A lactose é o açúcar presente no leite e em seus derivados. Ela é formada por glicose e galactose, substâncias que o organismo não consegue absorver sem a ajuda da lactase, que é a enzima responsável por quebrar a lactose em porções menores para que seja aproveitada pelo corpo, sem causar prejuízos.
Esse processo acontece no intestino delgado, a primeira porção do intestino. Entretanto, nas pessoas que apresentam deficiência da lactase, os produtos lácteos vão direto para o cólon, parte do intestino grosso, sem a digestão da lactose. Com isso, a substância é convertida em gordura, gás carbônico e hidrogênio pelas bactérias da flora intestinal, produzindo um processo de fermentação no intestino.
É essa etapa da digestão dos