Intervenções norte-americanas
Nomes: Victor Almeida
Sumário
Parte 1__________Introdução
Parte 2__________Intervenções norte-americanas em Cuba
Parte 3__________Intervenções norte-americanas em Nicarágua
Parte 4___________Intervenções norte-americanas no Haiti
Parte 5___________Intervenções norte-americanas Porto Rico
Parte 6___________Intervenções norte-americanas em Panamá
Parte 7___________Intervenções norte-americanas no Iraque
Parte 8___________ Intervenções norte-americanas Afeganistão
Parte 9___________Conclusão
Parte 10__________Bibliografia
1 Introdução
Neste trabalho falarei sobre as intervenções norte-americanas nos países de Cuba, Nicarágua, Porto Rico, Panamá, Iraque, e Afeganistão. Golpes que foram aplicados pelos E.U.A, nesses e em muitos outros países do mundo.
2
Intervenções norte-americanas em Cuba
O embargo dos Estados Unidos a Cuba é um embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos que se iniciou em 7 de Fevereiro de 1962. Foi convertido em lei em 1992 e em 1995. Em1999, o presidente Bill Clinton ampliou este embargo comercial proibindo que as filiais estrangeiras de companhias estadunidenses de comercializar com Cuba, a valores superiores a 700 milhões de dólares anuais. A medida está em vigor até os dias atuais, tornando-se um dos mais duradouros embargos econômicos na história contemporânea.
Apesar da vigência do embargo, é importante notar que nem todo comércio entre Estados Unidos e Cuba está proibido. Desde 2000 foi autorizada a exportação de alimentos dos Estados Unidos para Cuba, condicionada ao pagamento exclusivamente à vista. De 1992 a 1999, os Estados Unidos enviaram mais ajuda humanitária a Cuba que todos os então quinze membros da União Europeia e a América Latina . Em casos de tragédias, como o furacão Michelle, os Estados Unidos também enviaram ajuda