EUA-Exercito Americano
GABRIEL SCOTTI
JOSÉ MARCOS CORDEIRO DE SOUZA
JÚLIO CESAR NAKAYA NARDEZ
LUÍS FRANCISO SEQUEIRA DIAS FILHO
VITOR VICENTE DOTTA
PREVISÃO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO ANO DE 2014
Campinas
2014
Os Estados Unidos se desenvolve de forma mais intensa a partir da segunda metade do século XIX, principalmente após a Guerra Civil que impulsionou o desenvolvimento da infraestrutura e da economia do norte do país, que foi o vencedor da Guerra. O Sul, derrotado, seria reconstruído após o fim da Guerra Civil.
Com a Segunda Revolução Industrial, que ocorreu na segunda metade do século XIX, o petróleo se torna um recurso de suma importância para a economia mundial, o que continua sendo até os dias atuais. Nos Estados Unidos a descoberta de diversas jazidas desse recurso, o que propiciou o surgimento de grandes companhias e de novas indústrias que, somado ao desenvolvimento que já vinha ocorrendo após a Guerra Civil, tornaram o país na maior economia mundial já no final do século. Apesar da robusta economia o Estado não possuía muita influência no cenário internacional, além das Américas, já que este ainda era dominado por tradicionais potências europeias, como Reino Unido e França.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o cenário muda. As potências europeias, principalmente o Reino Unido que perde sua hegemonia global, já decadente há algum tempo, saem devastadas e não conseguem manter sua influência mundial. Os Estados Unidos acabam a conflito com a economia fortalecida pelo esforço de guerra e sem danos, já que não sofreram invasões durante a este e, imediatamente se confrontam com outra potência que sai fortalecida, a União Soviética. A disputa com esta por influência global, a chamada Guerra Fria, levam o Estado a uma corrida armamentista com a URSS, e o estabelecimento de bases militares ao redor do