Intervenção
Teatro, Música, Dança e Artes visuais.
A arte é uma forma de expressão, que acompanha as transformações do mundo, com isso surgem novas maneiras de se fazer e criar uma obra de arte. A Intervenção é uma delas.
A noção de intervenção é empregada, no campo das artes, com múltiplos sentidos, não havendo uma única definição para o termo.
Teatro
O Teatro é por excelência um veículo de desenvolvimento de competências afectivas, sociais e cognitivas. Por isso, apesar de termos como objectivo a utilização de diversas formas de expressão artística, a intervenção pela arte será feita tendo como principal eixo o teatro.
Pela sua natureza, o teatro é uma forma de educação geradora de desenvolvimento pessoal e social. Possibilita o “olhar para dentro de si”, resultando num maior conhecimento de si e dos outros e estimulando as relações sociais, familiares afectivas . Tendo como paleta de trabalho a “Vida”, o teatro potencia a reflexão e transformação das pessoas e das suas relações.
Através de diversas formas de expressão artística, iremos intervir com grupos de adolescentes, em estreita colaboração com toda a equipa técnica e respondendo às necessidades e desafios específicos de cada grupo. O tema que foi proposto é intervenção. Intervenção é sempre uma tática e tática pressupõe estratégia. Se nós não tivermos a estratégia,qualquer intervenção nossa pode ser apropriada ou esvaziada pelos beneficiários do atual estado das coisas.
Música
São músicas que de certa forma criticam a sociedade em que vivemos.
Uma delas é a “Admirável Gado Novo – Zé Ramalho”. Essa música é fantástica. Ela critica o sistema capitalista e claro a política brasileira. Essa música foi composta em 1979 e seu conteúdo é atualíssimo. Realmente é de se admirar como o povo é forte, porém não tem consciência de seus fazeres e de suas atitudes. Incrivelmente diz não gostar da rotina do trabalho capitalista, mas não luta contra. Acaba obedecendo as ordens do