Intertextualidade
Intertextualidade e contextualização
Intertextualidade em tirinhas
Intertextualidade em tirinha
Orientadora: Professora Adriana Heitmann
Resumo
Ao lermos ou escrevermos um texto, há um fator essencial para a compreensão do assunto abordado: A contextualidade. Esse é responsável por nos mostrar onde, como e quando a situação ocorre, dando sentido ao texto.
Há outro fator importante na língua portuguesa que é a intertextualidade. Essa é responsável pela interpretação e identificação de um texto dentro de outro texto.
O objetivo de nosso trabalho é a demonstração e identificação de intertextualidade e contextualidade em uma tirinha infantil.
Palavras chave: Intertextualidade, contextualidade, tirinha.
Texto 1
Texto 2
Era uma vez uma bondosa princesa muito bonita, que vivia num reino muito distante.
Um dia, sem querer, a princesa deixou cair uma bola dentro de um lago. Pensando que a bola estivesse perdida, começou a chorar.
— Princesa, não chore. Vou devolver a bola para você. — disse um sapo. — Pode fazer isso?
Perguntou a princesa
— Claro, mas só farei em troca de um beijo. A princesa concordou. Então, o sapo apanhou a bola, levou-a até os pés da princesa e ficou esperando o beijo. Mas, a princesa pegou a bola e correu para o castelo. O sapo gritou: — Princesa, deve cumprir a sua palavra! O sapo passou a perseguir a princesa em todo lugar. Quando ia comer, lá estava o sapo pedindo a sua comida. O rei, vendo sua filha emagrecer, ordenou que pegassem o sapo e o levassem de volta ao lago. Antes que o pegassem, o sapo disse ao rei: — Ó, Rei, só estou cobrando uma promessa. — Do que está falando, sapo? — Disse o rei, bravo. — A princesa prometeu dar-me um beijo depois que eu recuperasse uma bola perdida no lago. O rei, então, mandou chamar a filha. O rei falou á filha que uma promessa real deveria ser cumprida. Arrependida, a princesa começou a chorar e disse que ia cumprir a palavra dada ao sapo.
A