Intertextualidade
Já no segundo texto, você não consegue achar a fonte, mas consegue perceber que o bordão famoso, que é usado em uma campanha publicitária, é usado de uma forma implícita, não mostrando a fonte.
“Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?” Exemplos de intertextualidade: Às vezes, a superposição de um texto sobre outro pode provocar uma certa atualização ou modernização do primeiro texto. Nota-se isso no livro Mensagem, de Fernando Pessoa, que retoma, por exemplo, com seu poema “O Monstrengo” o episódio do Gigante Adamastor de Os Lusíadas de Camões.
Ocorre como que um diálogo entre os dois textos. Em alguns casos, aproxima-se da paródia (canto paralelo), como o poema “Madrigal Melancólico” de Manuel Bandeira, do livro Ritmo Dissoluto, que seguramente serviu de inspiração e assim se refletiu no poema "Assim como Bandeira".
Deuses do futebol: Urucubaco
Shakespeare
Olímpico leitor, divinal leitora, há mais coisas entre o céu dos deuses e a terra do futebol do que sonha a nossa vã crônica esportiva:
Determinadas situações do jogo e certas fases pelas quais os times passam não são, como pensam alguns, obra do acaso. Ao contrário, são uma manifestação da vontade de seres superiores, seres que controlam a nossa vida desde o dia em que o
Caos gerou a Noite.
(trecho de crônica de José Roberto Torero)
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia".
Quadrilha da sujeira
Quadrilha
João joga um palitinho de sorvete na rua de Tereza que joga uma latinha de refrigerante na rua de
Raimundo que joga um saquinho plástico na rua de
Joaquim que joga uma garrafinha velha na rua de Lili.
Lili joga um pedacinho de isopor na rua de João que joga uma embalagenzinha de não sei o quê na rua de
Tereza que