Interpretação
EDUCAÇÃO – Nilson Jose Machado – Volume III
Ensaio 18 A Lagartixa e o jacaré
- Vá se limpar.
- Tome um banho.
Ao mergulharmos em uma banheira ou tomarmos uma ducha, a água só arrasta algumas partículas de sujeira, aderidas a superfície do corpo. A poeira mal encosta na pele, fica grudada em uma película oleosa. O suor, como é ácido, dificulta a sobrevivência dos micro-organismos nocivos que, porventura, ousam se instalar na pele; já o sebo reveste a superfície, cobrindo certas brechas que poderiam servir de entrada para os germes. Ao longo das horas, porém, essa película engrossa, intercalando camadas de óleo e de sujeira. A pele fica cada vez mais pegajosa, e daí só tem um remédio — o sabão.
As donas de casa que usam como matéria prima ácidos graxos de suas próprias cozinhas, (sobras de óleos e gorduras vegetal/animal).
"Ao aquecerem a mais de 80 graus Celsius qualquer espécie de gordura com soda cáustica ou outra substância muito alcalina, realizam uma saponificação, ou seja, fabricam sabão".
"Nessa reação, formam-se moléculas com dois polos, um solúvel em água e outro, em gordura." Em pleno banho, essas moléculas de sabão ficam cravadas em cada minúscula gota de água, deixando para fora a sua metade capaz de se ligar à gordura do corpo.
REAÇÃO SAPONIFICAÇÃO
Ácido graxo + Hidróxido de sódio → sabão + glicerol (álcool)
Para as donas de casa, leigas em conhecimentos básicos de química, esta reação são lagartixas disfarçadas de jacarés.
O banho, para os leigos em conhecimentos básicos de química, são jacarés disfarçados de lagartixas.
Paulo Roberto Vargas.
FOC – Licenciatura Plena em Química-*