INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA TÉCNICO
Ursula Blattmann
Ana Maria Delazari Tristão
Resumo:
Informações sobre a preparação do pesquisador ao realizar suas atividades de pesquisa na Internet. Necessidade do uso da Internet complementando as tradicionais fontes de informação. Comentários e relação sobre páginas de informação eletrônica na área de engenharia civil existentes na Internet auxiliando a pesquisa e ensino. Tipo de informações: acesso a bases de dados, fontes de textos e catálogos de acesso remoto. Recomenda o uso de padrões internacionais para elaboração de documentos. Sugere utilizar critérios de avaliação para os documentos, além de mencionar formas de segurança, armazenamento e de recuperação de informações obtidas através da Internet.
Palavras-chave:
Fontes de pesquisa eletrônicas; Internet; Metodologia da pesquisa.
1 INTRODUÇÃO
Com a chegada do final do milênio dois agentes sinergéticos apresentam-se como alicerces nas grandes mudanças mundiais, sendo eles: a valorização da informação e ao uso da tecnologia na sociedade do conhecimento.
Tais mudanças podem ser comparadas às ocorridas há dois séculos passados, com a invenção da máquina a vapor e as mudanças surgidas na sociedade industrial provocando profundas alterações no modo de vida da sociedade. A Era da Informação, atualmente conhecida como sociedade do conhecimento, é caracterizada pela virtualização do ser humano: pelos vetores da flexibilidade, desterritorialização e rapidez do processo de informação (Levy, 1996).
Com o surgimento das tecnologias principalmente oriundas da telemática, o pesquisador necessita conhecer as ferramentas de trabalho disponíveis antes de começar sua pesquisa acadêmica propriamente dita. Portanto, além de dispor de dados primários o pesquisador recorre a diferentes ambientes de informação para dar prosseguimento a sua pesquisa, tais como: bibliotecas; Internet (World Wide Web); bases de dados (tradicionais, online ou em